Informação

As organizações agregam um conjunto de pessoas que agem e interagem de forma estruturada e orientada à persecução de determinadas metas e objetivos. Estas metas e objetivos são definidos para orientar as decisões relativas à gestão do negócio, tendo em vista a obtenção de lucro ou a prestação de serviços sociais ou humanitários.

Nas organizações atuais, a definição de qualquer negócio inclui a definição da arquitetura informática que lhe dará suporte ou que o viabilizará. Esta arquitetura é definida em conjunto com a definição da organização do trabalho, isto é, a definição dos processos que operacionalizam o modelo de negócio, as tarefas associadas a cada processo, os mecanismos de coordenação e controlo, a distribuição de responsabilidades e recursos, a atribuição das várias responsabilidades aos recursos humanos da organização, e as regras e normas que irão reger a ação e interação dos membros da organização.

O negócio evolui de forma a ajustar-se ou servir de motor a alterações económicas, sociais e tecnológicas, as quais podem ocorrer interna ou externamente à organização. Essa evolução traduz-se frequentemente na redefinição de metas e estratégias, bem como em alterações na organização do trabalho e na infraestrutura tecnológica e aplicacional, com a finalidade de alinhar as competências organizacionais com as necessidades e exigências do mercado em que opera.

A evolução das tecnologias vem, por sua vez, colocar desafios e criar oportunidades ao negócio. As novas tecnologias proporcionam muitas vezes uma maior eficiência e eficácia dos processos organizacionais, o que representa uma oportunidade para reduzir custos ou satisfazer melhor a procura tornando a organização mais competitiva.

Por outro lado, a emergência de “pacotes” informáticos de aceitação alargada em determinados segmentos de mercado e áreas de negócio, criam uma obrigatoriedade da sua adoção e exploração por parte das organizações que pretendam manter-se competitivas e em consonância com práticas de negócio alinhadas com as normas de qualidade vigentes. O mercado global traz consigo novas necessidades de interação entre organizações, bem como mudança das configurações das organizacionais o que, consequentemente, resulta em complexos desafios de integração e interoperabilidade de plataformas informáticas. Numa realidade cada vez mais global, os valores e pressupostos que orientam a prática profissional tendem a estar cada vez mais difundidos e uniformizados nas várias culturas. Assim, as Tecnologias da Informação surgem como instrumento de uniformização das práticas profissionais nas grandes áreas de intervenção humana.

A ética profissional que deve regular a atuação dos profissionais dos meios de comunicação, bem como os valores que devem orientar (ou não) a expansão da informação e serviços disponibilizados na internet, são questões que preocupam cada vez mais o cidadão, continuamente “bombardeado” por informação e com cada vez menos possibilidade de avaliar a utilidade e veracidade dessa mesma informação.

A globalização e consequente disseminação de informação e serviços Web vêm colocar ainda a questão da segurança das transações e da privacidade da informação que as organizações e o Estado possuem acerca dos indivíduos e grupos sociais.

De tudo isto resulta uma enorme diversidade de questões relevantes para o estudante do Mestrado em Sistemas de Informação, possibilitando um conjunto diversificado de especializações que o aluno poderá optar consoante as suas necessidades de formação e formação de base. Para o Mestrado fica o desafio de desenvolver competências diversas e complementares à formação de base dos estudantes que podem ingressar no curso, nomeadamente, estudantes com um 1.º ciclo de formação em Tecnologias e Sistemas de Informação, Informática, Ciências da Computação, Ciências dos Computadores, Economia, Gestão, Ciências da Organização, e Ciências Sociais e Humanas. Apesar de esta diversidade de formação de base e de experiências poder acarretar desafios ao processo de ensino-aprendizagem, a verdade é que gera a possibilidade de abordar de forma mais ampla e mais rica os vários aspetos organizacionais, sociais e tecnológicos relacionados com a gestão, o desenvolvimento e a utilização das Tecnologias e Sistemas de Informação nas organizações e na sociedade.

Assume-se, deste modo, o propósito de potenciar diferentes formações e experiências no desenvolvimento de profissionais multifacetados, inovadores e altamente capacitados, para responderem aos desafios impostos por uma realidade complexa e em constante mutação.